Manaus – Afinal, com qual idade as crianças devem ir ao dentista? Esta é uma dúvida frequente das mamães de primeira viagem. Algumas esperam as crianças chegarem à fase de troca de dentes para só então buscar um odontopediatra. Outras se adiantam e vêm antes do tempo correto. Para você não passar por isso, vou te dar algumas orientações!
A idade correta que as crianças devem ir ao dentista é ainda na barriga da mamãe. A verdade é que o certo e o ideal é começar a parte da orientação odontológica com a mãe gestante. Isso já é uma realidade no Brasil desde 1983. A odontologia para gestantes veio ao país por meio da Bebê Clínica e surgiu no Paraná.
Porque começar os cuidado ainda na gestação?
A saúde bucal da gestante afeta diretamente a gravidez. Sabe aqueles enjoos frequentes e comuns do primeiro trimestre? Muitas mães vomitam bastante nesta fase e não conseguem higienizar os dentes da forma correta. Às vezes são tantos episódios de vômitos que a mulher acaba tendo o PH da boca alterado, proliferação de bactérias e o surgimento das gengivites (inflamação da gengiva). É aí que mora o problema.
Já existem estudos que comprovam que problemas periodontais, que são problemas na gengiva, podem acarretar em uma série de malefícios para a saúde da grávida e do bebê, como parto prematuro e consequentemente o baixo peso da criança. Em alguns casos, o bebê precisa de uma UTI neonatal e a mãe não consegue amamentá-lo.
Esta ausência da amamentação também culmina em alterações na dentição da criança. A criança que mama no peito tem menores chances de desenvolver uma arcada incorreta. Outro benefício é o desenvolvimento da respiração correta. Há diferença no padrão de respiração quando o bebê mama na mamadeira ou chupeta (é completamente diferente da do peito), então tem uma série de prejuízos para a dentição quando isso acontece.
Outro fator também em relação à mãe gestante, é a questão de que na quarta ou quinta semana na gestação intrauterina começam a surgir os germes dos dentes decíduos, que são os dentes de leite.
Ainda dentro da barriga, esses dentes começam a se formar. Nesta fase, qualquer alteração sistêmica no corpo da mãe pode afetar os dentes em formação. Estas alterações sistêmicas podem ser doenças como a sífilis, o uso controlado de antibiótico ou qualquer medicação que seja usado em grande escala.
Neste primeiro contato com a mãe, o odontopediatra dará orientações e falará sobre a importância da amamentação, as desvantagens da chupeta, falará sobre alimentação, entre outras coisas.
O ideal é isso que a mãe gestante tenha estas orientações antes do parto, para que assim que o bebê nasça ela saiba qual é a forma correta de lidar com a saúde bucal da criança.
Com qual idade as crianças devem ir ao dentista depois da gestação?
Depois desta fase, a idade correta para levar a criança ao dentista é quando nascem os primeiros dentinhos. Geralmente os primeiros dentes dos bebês nascem aos seis meses. Infelizmente é bem comum receber no consultório mães que cometeram diversos erros neste curto período.
Não precisa se desesperar, nem tudo está perdido! Minha indicação é que no mínimo o bebê vá ao odontopediatra entre seis meses de idade e o primeiro ano, onde ainda é possível ajustar algumas coisas.
Na odontopediatria, tudo é questão de orientação e prevenção. Consulte o odontopediatra o quanto antes para saber com qual idade as crianças devem ir ao dentista pela primeira vez, e assim não ter problemas no futuro.
Agende sua consulta!