O que fazer quando a criança quebra o dente? Esta é uma experiência que nenhuma mãe deseja para o seu filho. Mas infelizmente é algo muito comum, especialmente na fase em que a criança está aprendendo a andar – por volta de um ano e meio a dois anos – e entre os pequenos que são mais ativos e gostam de brincar ou praticar esportes.
A quebra do dente, ou traumatismo dental pode ocorrer por queda ou acidente. Na hora do ocorrido, é comum que a família fique bastante preocupada, no entanto, é preciso manter a calma e ficar bem informado.
Primeiro, é preciso identificar se o dente que quebrou é de leite ou permanente. Este detalhe é importante porque a conduta é diferente para cada situação.
Se a criança quebra um dente de leite, este dente não precisa ser guardado. Quando falamos de dentição de leite, não se faz reimplante dental, devido ao risco de prejudicar a dentição permanente que está prestes a nascer. Nesse caso, o odontopediatra irá conduzir a melhor opção para o seu pequeno.
O que fazer quando a criança quebra o dente permanente?
No caso de ocorrer a queda do dente permanente, este pode ser reimplantado, mas é preciso que a família aja com rapidez. Logo após o acidente, o fragmento do dente que foi perdido ou o dente inteiro, em casos de avulsão, precisam ser armazenados numa solução de soro fisiológico ou leite, para se manter hidratado. A partir daí, é necessário procurar o dentista imediatamente, pois este é o profissional que sabe que fazer quando a criança quebra o dente.
Quando o acidente é de maior amplitude
Se for um acidente de maior amplitude, esse paciente precisa ir para o pronto socorro, mas se for algo menos complicado, precisa ir para o dentista. Dependendo do tipo de lesão que acontece no dente, há uma diferença no tratamento.
Os casos mais simples são quando a fratura ocorre a nível de esmalte e dentina, onde é feita restauração. Tudo é feito com acompanhamento radiográfico e orientações para que não aconteça novos traumas e novos acidentes.